TGV Lisboa - Lyon
1. O comboio será o transporte central da Europa no futuro próximo. É, aliás, a grande aposta da UE para a nova fase verde da economia europeia. Tudo o que retira camiões da estrada e aviões do ar parece-me boa ideia.
(É engraçado ver como os caminhos de ferro - a base da primeira industrialização no século XIX - voltam para tornar mais verde e, logo, aceitável essa mesma industrialização).
2. Parece-me evidente que Portugal precisa de uma Ligação de TGV à Europa. Lisboa - Madrid é precisa. Já me parece novoriquismo a ligação Lisboa-Porto. Mas há um pormenor que não podemos esquecer: só faz sentido ligar Lisboa a Madrid, se Espanha e França ligarem Madrid/Barcelona e Lyon. Só faz sentido gastarmos dinheiro no Lisboa - Madrid se isso significar o acesso ao coração das linhas de TGV da Europa. Portanto, se vamos fazer o TGV, é bom que os espanhóis se liguem à França. Caso contrário, não vale a pena.
3. Mas a questão continua a ser a mesma: temos dinheiro para o fazer nos próximos anos? A dívida externa passou de 14% do PIB, em 1999, para 100%, em 2008. Saber esperar é uma virtude. E saber as prioridades também. Lisboa/Madrid é necessário. Lisboa/Porto é grã-finismo tonto.